Postagens populares

quinta-feira, 7 de junho de 2012

A importância da tecnologia na educação









A importância da tecnologia na educação coloca a tecnologia como um recurso presente no dia-a- dia do individuo e que a cada momento está evoluindo de forma rápida, trazendo vários benefícios para a sua vida ao mesmo tempo que questiona como a escola como tem assimilado essa evolução tecnológica.
A escola tem como dever preparar seus atores para o uso do computador como ferramenta importante na construção do conhecimento do seu aluno. Sendo que essa preparação traz benefícios na própria estrutura da aula, podendo em alguns momentos substituir o livro didático por um site e atividades que desperte uma aprendizagem significativa. Uma vez que é importante lembrar que o professor não perde a sua função na vida do aluno se souber é claro ser um bom mediador do conhecimento.

Acredita-se que a tecnologia tornou-se uma ferramenta necessária nos dias atuais, principalmente a informática na educação. Os alunos cada vez mais cedo, estão inseridos nesse mundo tecnológico, seja através do vídeo-game, aparelhos celular e mps, máquina digital, entre outros. O professor não pode ficar excluído desse saber. É preciso caminhar aliado aos seus alunos no mundo tecnológico na busca de práticas pedagógicas que os auxiliam no processo ensino-aprendizagem, desenvolver habilidades socio educativas na nossa prática pedagógica , despertando no aluno o gosto pela leitura , pela pesquisa e integrando-o no mundo globalizado.
O computador (internet) contribui de forma ampla no mundo digital através de aulas virtuais, blogs, sites de relacionamento, música, imagens, vídeos, etc. Nesse mundo de visualizações e informações professores e alunos buscam o conhecimento com ferramentas diferenciadas e sistematizadas que possa tornar as aulas motivantes e interativa.
É um importante instrumento pedagógico desde que todos os professores estejam aptos e capacitados para usar esta ferramenta em sua rotina de trabalho.

Nenhum comentário: